INTEGRANTES DO GRUPO PET MATEMÁTICA APRESENTAM TRABALHO NO XVII ENAPET E PARTICIPAM DA 64ª REUNIÃO DA SPBC EM SÃO LUÍS – MA

Olá amigos visitantes do nosso blog! Hoje vou falar sobre o nossa participação no XVII Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) e da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorreram entre os dias 22 a 27 de julho na UFMA em São Luís – MA.

Para chegar á capital do Maranhão, os petianos Solange Nascimento, Débora Nascente, Kennedy Carlos, Fernanda Pereira, Antonio Eduardo, eu, além de universitários de outros cursos do nosso campus, saímos de ônibus próprio da UFMT às 06h30min do dia 20 de julho. Depois de alguns erros pelo caminho e do GPS ter indicado um rota com uns 90 km a mais para trafegarmos, chegamos à São Luís no dia 21 de julho por volta das 23h00min. Ficamos alojados em um apartamento mobiliado aonde residia o “Beto” – o cara era uma figura – e se tornou nosso companheiro e amigo.

No dia 22 nos deslocamos para a UFMA para o credenciamento, aonde receberíamos no ato uma bolsa “super fashion” que o Antonio fazia questão de esconder o tempo todo, mas ele se descuidou e acabou sendo fotografado em várias posses (risos).  Após o credenciamento, fomos ao São Luís Shopping que se tornou um lugar bastante visitado por nós como perceberão mais adiante.

No restante da semana fizemos muitas coisas legais. Na segunda e na terça-feira, no período matutino, visitamos a ExpoT&C que é um evento da SBPC que se constitui numa mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) reunindo inúmeros expositores de várias universidades, institutos de pesquisa e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos, serviços, ensino e cultura. A ExpoT&C é sem dúvida um dos eventos mais visitados da SBPC. Bom, o que encontramos de interessante por lá? Pra mim tudo! Tinha inúmeras coisas legais de se ver, de interagir com novas tecnologias, conhecer projetos inovadores, se divertir com vários jogos e esportes colocados à disposição do público, enfim a ExpoT&C foi um evento extraordinário. Há de se destacar também que todo o espaço da ExpoT&C foi pensado no Tema Sustentabilidade, então todas as cadeiras, mesas, estantes eram feitos de papelão – não se engane era tudo muito resistente – e as divisões para cada exposição era feita de madeira reciclada. Para finalizar, quero chamar a atenção para o estande do Observatório Nacional aonde conhecemos o Prof. Dr. Carlos Henrique Veiga que, de forma muito bem humorada, nos explicou como funcionam os telescópios e como nascem as estrelas. Além de tudo isso, o estande do Observatório Nacional mantinha à disposição dos visitantes vários materiais muito interessantes, entre os quais destaco as revistas em quadrinhos que tratam de assuntos ligados à Astronomia. Parabéns!

Ainda na segunda-feira, desta vez à tarde, participamos de uma Mesa Redonda que tinha como tema “Programa de Educação Tutorial: significados e horizontes das mudanças”. Participaram da discussão o Prof. Dr. Cláudio Nascimento (UFRB) e a Profa. Drª Mary Ferreira (UFMA). Ambos trouxeram novas ideias para que o PET continue se desenvolvimento e cada vez promova a cidadania.

Na quarta-feira, no período da manhã, participamos de um Grupo de Discussão sobre Assistencialismo X Extensão Universitária mediada pelos discentes Marcelo Branco do Nascimento (UFMA) e Lázaro Henrique de Carvalho Marques (UFMA). A discussão deu ênfase em extirpar a visão assistencialista da Extensão Universitária. Na Extensão Universitária deve-se provocar uma transformação educativa e social no grupo alvo de trabalho que muitas vezes não ocorre, por exemplo, se os extensionistas se deslocam para uma comunidade carente que não tem acesso a um consultório odontológico e distribuem escovas de dente achando que isso irá mudar a realidade daquela comunidade, estão enganados, não se está fazendo extensão universitária apenas assistencialismo. Enfim, a discussão sobre esse tema foi muita boa principalmente pra mim que até então não havia pensado sobre o assunto.

Ainda na quarta-feira, desta vez à tarde, ocorreu a Apresentação Oral de trabalhos na qual os petianos Fernanda Pereira, Kennedy Carlos, Solange Nascimento e eu apresentamos o trabalho “Construindo Caminhos Para o Saber: quem forma quem para o ensino de matemática? que trata sobre nossa forma de atuação e sobre os trabalhos que desenvolvemos junto ao PET. Antes de falar um pouco sobre como foi a nossa apresentação gostaria de fazer uma crítica. A sala disponibilizada para que os grupos, 8 (oito) no total, apresentassem seus trabalhos era um tanto pequena, além disso houve falta de organização, pois as apresentações estavam marcadas para começar às 14h00min e até aquele momento não haviam disponibilizado data-show, o que acarretou no prejuízo de várias apresentações. O primeiro grupo a utilizar o data-show foi o nosso, o quinto na ordem de apresentação. Então esperamos melhor organização da próxima vez. Quanto à nossa a apresentação, classifico como boa, acredito que passamos o queríamos passar e o que dissemos rendeu discussões interessantes. No entanto, nossa apresentação foi cortada durante a minha fala para que não excedêssemos o tempo.

Na quinta-feira ocorreu a Assembleia Geral do ENAPET, marcando o encerramento do Evento. E já no finalzinho da tarde, fomos ao Centro Histórico, um lugar muito extenso na qual grande parte foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local. Lá nos deparamos com vários sobrados, casarões históricos, danças típicas e muitas, mas muitas mesmo, lojinhas de artesanato.

Na sexta-feira constava na programação um dia para Passeio Turístico. O que fizemos neste dia? Alguns de nós fomos à praia e outros ao São Luís Shopping comprar os ingressos para a estreia do filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. E que filmaço! Graças a Deus não surgiu nenhum maluco atirando nas pessoas (risos).

Antes de finalizar, gostaria de mandar um abraço ao Fábio, à Jéssica e ao Marcos que conhecemos quando estávamos jogando UNO® após o almoço no RU (Restaurante Universitário). Foi muito legal conhecer vocês, espero poder vê-los novamente, felicidades!

Bom, tentei colocar aqui como foi nossa aventura pelo Nordeste, com certeza a SBPC e o ENAPET são dois mega eventos que todos deveriam conhecer ou participar. Interagi, toquei, vi, comi e aprendi várias coisas que sem dúvida foram muito importantes e agora só fica um desejo: quero ir de novo!!!

Escrito por Fabrício Gonçalves de Jesus

Revisão: Wanderleya Nara Gonçalves Costa

por Grupo Pet de Matematica Postado em Eventos

Deixe um comentário